área exclusiva para clientes

E-books

Iniciação à linguística: fundamentos essenciais

Iniciação à linguística

fundamentos essenciais
Por
Carlos Eduardo Falcão Uchôa
Editora
Lexikon
Formatos
Onde encontrar
Sinopse

Este livro se destina a todos aqueles que pretendem alcançar uma visão consistente do objeto da Linguística, em seu amplo campo de estudo e de pesquisa. De modo especial, aos alunos que ingressaram nos cursos de graduação de Letras e de Comunicação, e também àqueles professores que se ressintam em sua formação de uma base linguística necessária e assimilável, de que se possam valer em sua prática pedagógica, com vista sobretudo a uma desejada renovação para o ensino do vernáculo.
A obra é composta de oito capítulos: Afinal, que faz o linguista?; Para que serve a linguagem?; Que é ter competência linguística?; Que é ter domínio de uma língua?; E o saber gramatical? Que vem a ser?; Como varia uma língua?; Como as línguas mudam? e Enfim, que é ter competência textual?. Todos eles têm, como se vê, seus respectivos títulos apresentados sob forma de uma indagação, de modo que o conteúdo central de cada um deles suscite uma resposta fundamentada à pergunta formulada. As indagações cobrem um campo amplo do estudo da linguagem verbal, desde a sua caracterização e funções até o saber textual, passando pela focalização dos tópicos concernentes à língua, à competência, à variação e à mudança linguística, os tópicos mais pesquisados pela Linguística atual. Não faltaram exemplos sempre que se mostraram de todo recomendáveis, de textos escritos e orais, de textos literários, em prosa e verso. 
Não se trata de uma obra de história da Linguística, ainda que a progressão das ideias linguísticas no correr histórico seja por vezes focalizada, como o surgimento do estruturalismo, da sociolinguística e da linguística do uso.
Esta Iniciação é apenas uma das muitas iniciações que podem ser apresentadas aos leitores interessados em uma obra com o objetivo desta.